PALAVRA DO DIRETOR

Alcione Emerich

Diretor do SECRAI Bach. em Psicologia, Filosofia e Teologia. Especializações em Psicoterapia clínica, conjugal e familiar.

Bem-vindo ao nosso curso de Aconselhamento Integral & Autoconhecimento (Como tratar as questões espirituais e psicológicas dentro de uma perspectiva cristã). Desde 1994 comecei a estudar os temas ligados à saúde espiritual e emocional do ser humano (cura interior/libertação), dentro de uma perspectiva bíblica e científica. Mais de 6 mil alunos já se formaram em nossos cursos, e mais de 600 igrejas e instituições foram alcançadas por nossas palestras e conferências.

O curso visa tanto preparar líderes para a tarefa do aconselhamento cristão, como também para ajudar o público em geral a se conhecer um pouco mais. É comum as pessoas sofrerem com demandas espirituais ou emocionais, porque não tem conhecimento a respeito. Ressalto que nosso ensino é pautado na visão bíblica protestante.

Nosso curso alia a sabedoria bíblica juntamente com os conhecimentos da Psicologia, da Medicina, e outras áreas do saber humano.

Ao ouvir um problema, sempre meu alvo foi me perguntar acerca de sua origem. Teria ele um fundo emocional? Espiritual? Pode ser um quadro orgânico? O ambiente familiar pode estar produzindo isto? Ou todas estas esferas podem estar envolvidas concomitantemente? Estas perguntas me levaram a escrever inúmeros livros e artigos a respeito. À luz da Bíblia, somos criaturas complexas, feitas de corpo, alma e espírito; estes são interligados e regem uns aos outros. Muitos dos nossos problemas na vida se devem a este fato, e à nossa incapacidade de compreender o lugar, a função e o âmbito de cada uma destas esferas. Naturalmente, o Diabo tira vantagem disso. De fato, muitos cristãos e líderes estão na mais completa ignorância nesta área em que os limites fronteiriços do físico, do psicológico e do espiritual se encontram. As consequências deste desconhecimento podem ser muito graves, tanto para o sujeito sofredor, bem como para o ajudador que pode se frustrar.

Ser um conselheiro integral exige muito mais do que boa vontade; é necessário treinamento! Muitos líderes cristãos pecam no atendimento às pessoas em sofrimento, simplesmente porque não foram devidamente preparados. Um conselheiro nessa área deve ser capaz de sondar as causas espirituais, psicológicas e até intuir questões orgânicas que podem estar agindo por trás das demandas que lhe são trazidas, e aplicar os recursos bíblicos e outras ferramentas complementares que lhe ajudarão a lidar eficazmente com tais questões.

O ministério do aconselhamento foi dado à igreja, o corpo de Cristo, e não apenas a um indivíduo. Este ministério deve ser desenvolvido em equipe, no contexto da igreja local, através dos seus dons, como parte de uma comunidade terapêutica.

Espero que nosso curso apure o seu discernimento e lhe dê ferramentas tanto para sua cura e autoconhecimento, bem como para a restauração dos feridos.

Nosso corpo de professores conta com psicólogos, psiquiatras, terapeutas, teólogos etc., bem como líderes destacados em seus ministérios, em suas igrejas locais.

Alcione Emerich

INFORMAÇÕES GERAIS

ACONSELHAMENTO INTEGRAL & AUTOCONHECIMENTO  

(como tratar as questões espirituais e psicológicas dentro de uma perspectiva cristã)

INÍCIO

7 DE FEVEREIRO DE 2022
  • 4 aulas/mês (duas ao vivo, duas gravadas )
  • Encontros quinzenais ao vivo (online) – Segundas feiras (19h30 as 22h)
  • Aulas ficam gravadas e poderão ser reassistidas no aplicativo Nutror.

LOCAL

As aulas serão online, ao vivo, através do aplicativo Cisco Webex (disponível nas plataformas windows, android e ios)
  • Informações: (27) 98135-0885 (whatsap)
  • E-mail: faleconosco@secrai.com.br

DURAÇÃO

1 ano

PUBLICO ALVO:

  • Líderes cristãos e outros interessados no auto crescimento espiritual/emocional.

    ***O curso do SECRAI segue uma visão cristã protestante, mas é interdenominacional, não sendo vinculado a uma denominação específica.

CONTEÚDO

  • Perigos e propósitos na batalha espiritual
  • O que é um cativeiro espiritual
  • Bases da nossa autoridade espiritual
  • Iniquidades familiares
  • Alianças espirituais
  •  Cura da igreja local
  • Aborto
  • Aspectos práticos em Libertação 1, 2, 3 e 4
  • Físico, psicológico e o espiritual 1 e 2
  • Libertação infantil 1 e 2
  • Religiosidade 1 e 2
  • Diagnóstico diferencial
  • Abuso espiritual
  • Libertação financeira

 

  • O que é cura interior 1, 2 e 3
  • Disfunção familiar
  • Famílias psicossomáticas
  • Depressão
  • Aborto
  • Técnicas em cura interior 1, 2, 3 e 4
  • Perdão
  • Abuso sexual
  • Caráter ferido 1 e 2
  • Carência
  • Aconselhamento infantil 1 e 2
  • Identidade sexual 1 e 2
  • Lidando com as perdas

REGRAS DO CURSO

1. A inscrição só terá validade após o preenchimento dos dados pessoais, confirmando a leitura e compreensão dos termos de assinatura e cancelamento, e pressionamento do botão “PAGAR E RECEBER AGORA”, que aparece na tela do seu dispositivo. Depois do pagamento, fique atento ao seu e-mail para receber os dados de acesso ao produto (verifique também a caixa de SPAM).

2 – Sobre os pagamentos, teremos duas modalidades:

  • 2.1- Pagamento com desconto de 10%: Cartão de crédito: 12x R$ 155 (débito mensal no cartão, sem juros, não compromete limite do cartão, pois será na modalidade recorrente, onde apenas o valor mensal será debitado)
  • 2.2 – Pagamento sem desconto: Boleto bancário: 12 parcelas de R$175,00.

3 – Após o vencimento: O valor será acrescido de multa contratual de 2% (dois por cento), e juros de mora de 0,33% (zero virgula trinta e três por cento) ao dia sobre o valor da parcela atrasada (art. 52, Parágrafo 1º do Código de Defesa do Consumidor). Em caso de desistência o aluno deverá comunicar por escrito (para o e-mail faleconosco2@secrai.com.br). A ausência às aulas ou abandono, não caracteriza o cancelamento da inscrição. Sendo assim, as parcelas ficarão em aberto em nosso sistema e a dívida, ativa. Caso haja atraso no pagamento de quaisquer das parcelas, poderá o SECRAI paralisar imediatamente a prestação de serviços até a regulamentação das pendencias financeiras, e cumulativamente, proceder a cobrança dos valores devidos e nos casos de atraso superior a 30 dias, adotar as providencias de registro do débito nos institutos de proteção ao crédito, tais como SPC e SERASA (art.43, par. 3º, do Código de defesa do consumidor). Poderá ainda protestar o título extrajudicial ou cobrar judicialmente o valor devido, devendo o aluno arcar com os custos do processo (10%) e honorários advocatícios (20%), calculados sobre o valor total do débito.

4 – Aulas especiais: As aulas com os professores: Marcos de Souza Borges – Coty, Oswaldo Lobo, Eurípedes Mendes, José Maurício, e Ilma Cunha terão taxa extra de 65 reais (leia no site quais professores estarão em seu núcleo de estudo). Alunos em dia com a sua mensalidade ficarão isentos da taxa.

5 – O curso disporá de uma plataforma online onde disponibilizaremos algumas aulas para que os alunos assistam em casa (e façam relatórios). Ao final do semestre letivo estas aulas serão retiradas do ar. A senha de acesso é pessoal e intransferível (mesmo que seja para outro aluno). Nosso escritório não dará suporte em área de informática para alunos que desconhecem essa ferramenta.

6 – 80% de presença é o mínimo para aprovação. Excedendo as faltas, o aluno deverá refazer o modulo letivo em outro semestre. Deverá novamente fazer sua inscrição e arcar com todos os custos previstos acima.

7 – É obrigatório o uso do crachá de identificação nas dependências do Curso.

8 – Aluno que faltar 3 aulas consecutivas é automaticamente desligado do curso.

9 – É proibida a participação de pessoas que não estejam devidamente inscritos no curso (visitantes, acompanhantes etc.).

10 – Ao concluir o curso, o aluno deverá ter feito os trabalhos solicitados e encaminhado à avaliação de desempenho do curso, ter o número mínimo de frequência e ter cumprido com suas obrigações financeiras. Cumprindo esses requisitos, receberá um Certificado de Conclusão.

11 – No mês de janeiro as aulas funcionarão em formato EAD, e o aluno deverá enviar declaração no final do mês de que assistiu completamente as aulas.

12 – É imprescindível que o aluno traga sua Bíblia e também sua apostila para as aulas.

13 – O material didático do SECRAI não poderá ser reproduzido ou repassado para outras pessoas. É exclusivo do aluno.

14 – É proibido gravar ou filmar as aulas.

15 – O contrato poderá ser rescindido unilateralmente pelo SECRAI, caso o aluno tenha atos de indisciplina, desrespeito aos funcionários e às normas do SECRAI.

16 – O SECRAI se reserva no direito de não formar turma numa determinada região quando não alcançar uma quantidade mínima de alunos. Se até a terceira aula não for alcançada esta quantidade, o curso ficará automaticamente cancelado, e os valores serão estornados aos alunos na proporcionalidade das aulas já dadas. Exemplo: Duas aulas dadas correspondem a uma mensalidade cheia, uma aula dada corresponde a 50% da mensalidade.

17 – O curso poderá ser encerrado ao final do semestre letivo (mesmo sem ter concluído o curso), caso a diretoria do SECRAI entenda pela não viabilidade no devido local.

18 – O aluno no final de cada semestre deverá fazer uma avaliação do curso, e não poderá se formar caso não tenha enviado sua avaliação.

PROFESSORES

ATENÇÃO: Abaixo estão todos os professores que comumente falam nas aulas do SECRAI, mas isso não quer dizer que os mesmos estarão em todos os núcleos. Para ter esta confirmação, favor consultar seu cronograma de aulas, que será entregue na primeira aula do curso. 

 

Alcione Emerich (ES)
Presidente do SECRAI

Além de sua graduação em Teologia, é formado também em Filosofia e Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem especializações em Gestalt terapia, Terapia Familiar e em Filosofia e existência. É membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF/ATEFES). É autor dos livros, “Saindo do Cativeiro”, “Heranças do passado”, “Físico, psicológico ou espiritual?”, “Uma Família Doente, um Filho Ferido”, “Contaminação Espiritual”, “Abuso espiritual”, entre outros.

Carlos Henrique (ES)
Bacharel em Psicologia e Enfermagem
Atua em Terapia cognitiva comportamental

 

 

Débora Fonseca e Cunha (ES)
Conselheira e Terapeuta Cristã.
Graduada em direito e psicologia, conferencista e escritora, atuando como coordenadora e conselheira cristã da Missão Luz na Noite, desde 2001.

 

Eliel Gomes Leal

Eliel Gomes Leal nasceu e cresceu num lar cristão. É filho de Pastor e Diácono. Exerceu a quase totalidade dos cargos de uma igreja Batista, desde presidente da União de Juniores, conselheiro de Embaixadores do Rei e vários outros, até Primeiro Vice- Presidente. Por ser filho maçom, iniciou na maçonaria aos 18 anos de idade. Exerceu todos os cargos de uma loja maçônica, inclusive de Venerável Mestre, bem como, ajudou a fundar duas lojas.

 

Eurípedes Mendes (GO)

Missionário de Jovens Com Uma Missão desde 1997 e serviu por 6 anos pela Jocum em Almirante Tamandaré na Grande Curitiba, conferencista, membro e pastor e por vocação na Igreja CMA – Centro Mundial da Adoração.
É fundador do Seis – Seminário Intensivo de Sexualidade, e com mais dois missionários fundou a Central Mídia Jocum, uma agência de comunicação para missionários e ministra vários seminários nas áreas de Sexualidade, Maturidade Cristã e Restauração em igrejas e ministérios pelo Brasil.

 

Fabio Damasceno (RJ)
Escritor. Bacharel em Medicina com especialidade em Psiquiatria, Pastor na Comunidade Cristã S8, de Niterói – RJ, Terapeuta de Família e de Casal e membro do CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos.

 

 

Gilmara Pimenta (ES) – Líder de equipes de cura locais do Ministério de Acessoria à Igreja Bálsamo de Gilearde Pastora;
Psicanalista.
Ex-conselheira Tutelar

 

 

Ilma Luci Gomes Cunha (ES)
Psicanalista e Terapeuta Familiar

Consultora e Instrutora de Treinamentos na área comportamental em empresas públicas, privadas e empresas familiares. Pós graduada em Recursos Humanos, Família e Terapia Familiar Sistêmica; Practitioner em Programação neuro-linguística, Bacharel em Teologia, Professora na área de Administração, Negócios, Psicologia e Aconselhamento Clínico na FCUniversity- Orlando-USA, Mestrado e Doutorado(FCU). Instrutora do SEBRAE e FINDES/IEL por mais de 10 anos. Sócia proprietária da empresa DINAMIZE – Consultoria e Treinamento Empresariais. Atua há mais de 15 anos em treinamentos empresariais, consultorias, orientação de carreira, coaching, palestras motivacionais e atendimento clínico.

 

José Mauricio (PR)
Atua no campo missionário desde 1992
Desde então atua nacionalmente e internacionalmente com mobilização, treinamento e envio de missionários.
Também tem desempenhado um expressivo ministério na área de aconselhamento e restauração de pessoas com transtornos comportamentais, na formação de líderes e conselheiros e investindo na restauração da família e da igreja.

 

Luiz Gonzaga de Araújo (PR)
Líder da escola Casa do Pai, JOCUM
Líder da escola Casa do Pai na Jocum, Conferencista, Terapeuta e tecnólogo em aconselhamento pastoral. Áreas de atuação: Saúde emocional e família.

 

 

Marcelo Ribeiro (ES)
Teólogo pela faculdade UNIFIL
Especialista em Psicanálise Clínica pelo Instituto Andrade Dias e Diretor do Ministério MQV.

 

 

Marcos de Souza Borges – Coty (PR)
Diretor da Jocum em Almirante Tamadaré – PR – Conferencista, ESPECIALIZADO EM TEMAS SOBRE RELACIONAMENTO HUMANO E FERIDAS DA ALMA e autor de diversos livros como “Avivamento do odre novo”, “Raízes da depressão”, “O obreiro aprovado”.

 

Margareth Emerich (ES)
Bacharel em Psicologia
Pós graduada em terapia cognitiva comportamental e especializada em terapia familiar sistema.

 

 

Shirley Menezes (ES)
Membro da 1ª Igreja Batista de Jardim Camburi
Atua na área de aconselhamento e ministração coletiva há 15 anos e atua na formação da equipe para aconselhamento.

 

 

Tiago Melo (ES)
Membro da Igreja Batista da Praia do Canto
Especialista em Mormonismo.

FORMA DE PAGAMENTO

Veja as três formas como você pode pagar o curso:

PAGAMENTO EM CARTÃO DE CRÉDITO (COM DESCONTO):
12 X R$ 155,00 (sem juros direto no cartão)
Preferencialmente pedimos que suas mensalidades sejam pagas via cartão de crédito. Algumas vantagens:
• Você terá 10% de desconto (12 parcelas de R$ 155,00)
• Neste sistema de cobrança, o seu limite do cartão não fica comprometido pelo valor total do curso, mas APENAS o valor da mensalidade será debitado mensalmente no seu cartão. (Obs: Chama-se isso de pagamento recorrente, onde o limite do cartão não fica comprometido, mas apenas o valor da mensalidade será debitado todo mês)

• Já inclui apostila do curso.

BOLETO BANCÁRIO (SEM DESCONTO)
12 X R$ 175,00
• Nesta modalidade, o aluno deverá pagar 12 parcelas de R$ 175,00 reais. As cobranças das mensalidades do curso chegam no respectivo e-mail 2 (dois) dias antes do vencimento, que será na mesma data em que fez a inscrição. (Ex:. Se o aluno se inscreveu no dia 5, as mensalidades vencerão respectivamente todo dia 5 de cada mês).

• Já inclui apostila do curso.

DÚVIDAS?

Em caso de dúvidas, ou qualquer outro assunto, entre em contato conosco.